Hoje darei inicio ao 'lendas do Rock', que vai contar histórias sobre os músicos que fizeram historia no estilo. Para começar, nada melhor que Jimmy Page, que deixou um maravilhoso legado no mundo da musica. Abaixo uma breve biografia sobre Jimmy.
O Começo
James Patrick Page nasceu em 9 de Janeiro de 1944 num subúrbio do norte de Londres, Heston, em Middlesex. Seu pai era um recepcionista de companhia aérea e sua mãe,
secretária pessoal de um médico.
Jimmy Page começou a aprender a tocar guitarra quando tinha 13 anos. As suas primeiras influências foram os guitarristas de rockabilly, Scotty Moore e James Burton, que tinham tocado ambos em gravações de Elvis Presley, e Johnny Day que tocou guitarra com os Everly Brothers. A canção de Presley “Baby Let´s Play House" era uma das suas favoritas. As preferências musicais de Jimmy, abrangiam também o folk acústico, os sons do blues de Elmore James e B.B. King e o skiffle britânico.
Famoso aos 17
Aos 14 anos, Page entrou no concurso para descoberta de talentos da ITV, “Search for Stars”. Após deixar a escola, tinha o objetivo de trabalhar como assistente de laboratório, mas o seu amor pela guitarra e pela música obrigou-o a mudar de caminho. Neil Christian do The Crusaders, convidou-o para se juntar à banda, o que lhe trouxe a sua primeira experiência musical, e onde entrou pela primeira vez em um estúdio para a gravação de um single.
Mas sua vida mudou de uma hora para outra, quando ele trocou a paleta de cores de sua guitarra.
"Ganhei fama quando um amigo meu e tecnico da marinha Inglesa, Roger Mayer, que depois seria técnico do Jimi Hendrix, me deu de presente um pedal de distorção chamado
'2000 Pound Bee'. Só eu tinha esse som na Inglaterra. Fiquei Famoso como músico de estúdio aos 17 anos de Idade".
The Yardbirds
Suas companhias eram as melhores possíveis, Jeff Beck, seu melhor amigo, só entrou no famoso The Yardbirds (de Eric Clapton), em março de 1965 quando Page o indicou, para retribuir a gentileza Jeff deu-lhe de presente uma Fender Telecaster Branca, raríssima, ano 1958, a guitarra com a qual ele gravaria os 2 primeiros Singles do Led.
Passado pouco tempo foi oferecida outra vez a Page a oportunidade de se juntar aos Yardbirds, aceitou ser baixista do grupo após a partida de Paul Samwell-Smith, até que Chris Dreja se moveu para o baixo, passando Page a dividir a guitarra com Jeff Beck. O potencial musical da formação entretanto afundava-se devido aos conflitos interpessoais causados pelas constantes digressões e à falta de sucesso comercial, com isso Jeff Beck largou os Yardbirds no meio da turnê americana, Page assumiu as guitarras e começou a fazer fama, contratou Peter Grant para ser seu empresário, na qual mais tarde, seria o principal eixo para o estouro do Led Zeppelin.
Led Zeppelin
Na época o Cream, de Eric Clapton, e o Jimi Hendrix Experience dominavam a cena inglesa. Em abril de 1968 os Yardbirds fizeram sua ultima apresentação, naquela noite, talvez tenha nascido o Led Zeppelin. Richard cole chefe de palco do Led mais tarde revelou:"Eu estava com John Entwistle e Keith Moon, o batera do 'The Who', na boate mais quente de NY (Salvation). Os dois estavam xingando o vocalista do Who, Roger Daltrey, e o guitarrista Pete
Townshend, que não paravam de brigar. Moon queria dissolver o Who e fazer uma nova banda com o Jimmy Page e com Steve Winwood. 'O nome vai ser Led Zeppelin' dizia me Moon"
Jimmy guardou o nome e gostou, na cabeça dele, o nome ja estava escolhido, mais tarde, o único para quem Page contava de seus planos era John Paul Jones. Com a idéia de montar o Led faltava apenas o vocal, Robert Plant veio por indicação de um amigo de Page, já John Bonham veio por indicação de Plant, a partir daí nascia o Led Zeppelin.
As experiências passadas por Page em estúdio com os Yardbirds foram críticas para o sucesso do Led Zeppelin na década de 1970. Como produtor, compositor e guitarrista, Page era uma das maiores forças do rock nessa época, com sua inseparável Gibson Les Paul e amplificadores Marshall. O uso de diversas técnicas, tanto para tocar guitarra como em gravação fizeram, do Led Zeppelin um protótipo para as futuras bandas rock, em especial para o chamado Hard Rock.
Pós Led Zeppelin
Depois da morte de Bonham (engolindo o próprio vômito) o Led Zeppelin se desfez, Page até tentou manter a banda colocando na bateria Cozy Powell, Carl Palmer ou Aynsley Dumbar,
mas os membros não quiseram levar essa idéia a diante.
Em 1980, Page tentou dar forma a um super grupo com ex-membros dos Yes que se chamaria XYZ mas não deu em nada, passou a década de 80 contribuindo com alguns músicos inclusive Robert Plant, Roy Harper e David Coverdale. Desde 1990, Jimmy Page envolveu-se em vários concertos de caridade e trabalhos, particularmente em The action for Brazil’s children trust (ABC TrustJimena Gomez-Paratcha em 1998.
Reunion Concert
Em 2007 , no dia 10 de Dezembro , todos os ex-integrantes do Led Zeppelin se reuniram e fizeram um show, chamado de Reunion Concert. Para substituir John Bohnam, seu filho, Jason Bohnam deu conta do recado, Isso fez com que as expectativas de uma turnê de reunião aumentassem.
Atualmente
Atualmente Page é considerado uma das lendas do Rock, por tudo que fez no meio musical, em 2008 participou do documentário "A todo volume" ao lado de The Edge (U2) e Jack White (White Stripes).
Já declarou algumas vezes querer uma volta do Led Zeppelin para alguns shows, mas Plant recusou, o que fez todas as expectativas criadas irem por água abaixo.
Fontes: Wikipedia
89 Revista Rock (Junho de 2000 n° 17)
E ae, mandando bem nos trabalho :)
ResponderExcluirParabéns!
S.Rïver
http://saimonrio.blogspot.com