Para comemorar os 1000 pageviews (sim, já é alguma coisa :) o Lendas do Rock traz a história, resumida, de um dos maiores guitarristas da história da musica, Eddie Van Halen, vale a pena ler até o final e ver a trajetória deste guitarrista.
O Começo
Edward Lodewijk Van Halen, nasceu em Amsterdã, em 26 de janeiro de 1955, morou lá até 1962, quando sua família mudou-se para Pasadena, Califórnia. Ainda criança, se interessou em aprender a tocar Bateria e teclado, porém, foi com a guitarra do seu irmão Alex que ele aprendeu seus primeiro acordes. Passado alguns meses, Eddie (apelido que ganhou) se tornou "imbativel" no instrumento, Alex certa vez disse que Eddie desplugava a guitarra e ficava andando pela casa tocando por qualquer cómodo que fosse, as musicas, na maioria das vezes era da autoria de Eric Clapton e Jimmy Page, algumas de suas maiores influencias.Van Halen
Após descobrir sua paixão pela guitarra, Eddie não a largou mais, neste período aprendeu também a tocar Teclado, naturalmente Alex foi aprendendo a tocar bateria já que seu irmão não ligava mais para o instrumento. Decidiram então, montar uma banda com o nome de Genesis, que contava com o baixista Mark Stone, mas como já havia uma banda com este nome resolveram então á chamar de Van Halen. Após conhecerem David Lee Roth, que alugou um sistema de PA para o até então Trio, o chamaram para assumir os vocais, recrutando também Michael Antony após a saida de Mark Stone.
A banda estava completa, e em 1976 Rodney Bingeinheimer chamou Gene Simmons para assistir um show da banda, Gene gostou tanto do que viu que chegou a produzir a fita Demo para banda que rendeu bons frutos, ja que 1 ano depois ja assinavam um contrato com a Warner Bros Records. A cada album que o Van Halen gravava, Eddie ganhava mais notoriedade e reconhecimeto, sua forte personalidade, por vezes, afetava a banda, principalmente David Lee Roth. Em 1982 a coisa ficou tão feia que Eddie chegou para Gene Simmons e pediu para se juntar ao KISS, para preencher a vaga deixada por Ace Frehley. Gene convenceu Eddie a ficar no Van Halen e chamou Vinnie Vincent para o lugar De Ace.
Ainda em 82 Eddie aceitou fazer uma parceira com Michael Jackson e então escreveu o solo de 'Beat It', sucesso monstruoso na época, o que aumentou ainda mais seu status como musico.
Após o sucesso de '1984' David Lee Roth deixou a banda para seguir carreira solo, ao todo, ele gravou 6 albuns com o Vah Halen, veio então, Sammy Hagar ex-Montrose e mudou toda a "estrutura" da banda, pois o som mudou consideravelmente, Eddie passou a usar o teclado constantemente nas musicas, e o Van Halen foi em outra direção. Os desentendimentos continuavam e tudo estava muito tenso, quando soube que Eddie havia se juntado com David Lee Roth para algumas composições Hagar ficou furioso e decidiu tocar o barco, ele gravou apenas 4 Albuns com a banda e cedeu lugar á Gary Cherone, que gravou apenas um album o 'Van Halen III' que não foi muito bem recebido pela critica e pelo publico, sendo assim, saiu da banda amigavelmente e depois disso o Van Halen entrou em hiato.
Eruption
Um dos solos mais famosos da história do rock, neste instrumental Eddie mostra todo seu potencial mostrando sua velocidade, tecnica e mostrando também uma de suas marcas registradas, o Tapping.
Reunião
Após uma breve reunião com Hagar para promover o disco 'The Best of Both Worlds' a banda parou por mais um periodo, a partir dai começaram a surgir rumores de reunião, que se concretizou em 2007, porém sem o baixista Michael Antony que saiu da banda em 2006, para seu lugar, veio Wolfgang filho de Eddie para assumir o Contra baixo.
Em 2010 Eddie anunciou o tão esperado disco de inéditas, atualmente a banda está em estudio e há a esperança do disco sair ainda este ano.
Atualmente
Atualmente, Eddie é considerado uma das Lendas da guitarra, e sem duvida alguma, do Rock, por toda sua genialidade tanto na guitarra quanto nos teclados, sua musicalidade é impressionante, inovou em todos os sentidos e deixou um legado perfeito para seus admiradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário