quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Lendas do Rock: Freddie Mercury



O começo
Farokh Bommi Bulsara nasceu na Ilha de Zanzibar, atualmente, parte da Tanzânia, na África Oriental. Seus pais, Bomi e Jer Bulsara, eram indianos. Freddie foi educado na St. Peter Boarding School, uma escola inglesa, na Índia, onde deu seus primeiros passos no âmbito da canção, ao ter aulas de piano. Foi na escola que ele começou a ser chamado "Freddie", nome que os seus pais e o próprio acabaram por adotar.

Adolescência
Devido a uma revolução iniciada em Zanzibar, Freddie e a família se mudaram para Inglaterra em 1964, ele já havia se formado, e com 17 anos começou a cursar Design Gráfico e Artístico, onde diplomou, era um excelente aluno, fechou com 'A' em muitas matérias e foi lá que conheceu Tim Staffell, de quem Freddie se tornou grande amigo. Tim chamou Freddie para participar de sua banda, chamada 'Smile', até então com Bryan May e Roger Taylor passado algumas reformulações entrou John Deacon e assumiu o contra-baixo e assim nasceu o Queen.

Freddie assumiu os vocais e foi nessa época que colocou o Mercury como sobrenome, não se sabe ao certo o significado, mas um dos motivos é por Mercurio ser o planeta do seu signo ascendente.

Queen
Ao todo, Freddie gravou 16 discos com o Queen, compôs muitos dos sucessos da banda, hinos eloquentes e de estruturação extreordinaria. Suas exibições ao vivo eram lendárias, tornando-se imagem de marca da banda. A facilidade com que Freddie dominava as multidões e os seus improvisos vocais envolvendo o público no show tornaram as suas turnês um enorme sucesso na década de 1970 e principalmente, enchendo estádios de todo o mundo nos anos 80, década em que o Queen veio se apresentar no Brasil (Rock in Rio),
e lotou Jacarépagua, em 85 a banda já era aclamada e Freddie Considerado uma estrela e apesar de certa forma ter esnobado o Brasil, teve uma de suas melhores apresentações, a banda dando conta do recado e o público, um show a parte, principalmente na execução de 'Love of my Life' que deixou Freddie Mercury Boquiaberto, dissolvendo todo o preconceito que ele tinha com o Pais.

A Morte
Em 1991 surgiram vários boatos de que Mercury estava com AIDS, que se confirmaram em uma declaração feita por ele mesmo em 23 de novembro, um dia antes de morrer, vindo a falecer na noite de 24 de novembro de 1991, em sua própria casa, sua morte causou enorme repercussão, o corpo foi cremado e suas cinzas foram espalhadas na margem do Lago Genebra na Suíça.
Após sua morte, foi levantada um estatua em sua homenagem na cidade de Montreaux, e os membros remanescentes do Queen criaram a 'The Mercury Phoenix Trust' uma associação de caridade.

Freddie deixou um legado incrivel, e ainda hoje é influência para muitos musicos, o que fez dele, uma Lenda do Rock.





Nenhum comentário:

Postar um comentário